AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 13 de março de 2013

JL 1103 nas bancas!

JL_capa1103-be8c

 

 

 

Nesta edição do JL, Onésimo, ele próprio, o Outro. Mais conhecido em Portugal como cronista e contador de histórias, Onésimo Teotónio Almeida é filósofo e respeitado prof. de uma grande instituição norte-americana. Luís Ricardo Duarte acompanhou-o dez dias na Brown University e Miguel Real escreve sobre o seu novo livro.
Julio//Saúl Dias e outros pintores-poetas, a propósito das exposições na Gulbenkian, em Paris e Lisboa
As mortes de Lêdo Ivo e Paulo Rocha
O Diário de José Gomes Ferreira
JL Educação

Ler mais: http://visao.sapo.pt/jl-1103-nas-bancas=f705481#ixzz2NQ2kA6Bn

quarta-feira, 6 de março de 2013

MARço: mês da leitura

foto0013

Matemática do Planeta Terra 2013

MPT2013
O dia 5 de março marca a abertura oficial do Ano da Matemática do Planeta Terra (MPT2013), uma iniciativa internacional organizada sob a égide da UNESCO e dirigida, em Portugal, por um Comité Nacional que reúne o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A comemoração do Ano MPT2013 visa o desenvolvimento de atividades científicas e de divulgação sobre as questões fundamentais que hoje se colocam ao planeta, mostrando o papel essencial da Matemática na identificação, discussão e resolução dessas questões.
Educadores e professores de todos os níveis de ensino são, neste sentido, desafiados a participar na comunicação aos mais jovens dos problemas relacionados com o planeta Terra e a importância da Matemática para os enfrentar.
Da programação do evento, fazem parte conferências, cursos, exposições, concursos, efemérides e o desenvolvimento de vários projetos. Os programas organizam-se em função de 4 grandes temas aglutinadores: um planeta para descobrir; um planeta suportado por vida; um planeta organizado por humanos; e um planeta em risco.
Para além dos Museus de Ciência, Universidades e Centros Ciência Viva, muitas mais organizações estarão envolvidas em ações relacionadas com o Ano MPT2013, como a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Centro Internacional de Matemática, entre outras.
Para mais informações sobre atividades, materiais pedagógicos ou submissão de eventos, sugerimos a consulta do sítio Ano Internacional MPT2013.
(in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/838.html, consultado em 2013.03.05)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Março | Mês da Leitura

 

Mês da Leitura_março13

Em sintonia com a Semana da Leitura desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta o mês de março como mês da leitura concelhia. A temática deste ano celebra a Leitura e o Mar, desafiando crianças, jovens e a comunidade em geral a unirem-se nesta iniciativa, que pretende evidenciar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Ílhavo, cuja tradição está fortemente ligada ao mar, é certamente o Município que melhor reflete o peso que este elemento teve e tem na cultura, promovendo uma programação diversa em toda a sua rede de bibliotecas que inclui, entre outras ações, vários encontros com escritores.
Consulte aqui o programa que a Rede de Bibliotecas de Ílhavo preparou neste mês da leitura e participe!