AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Noite cultural no museu de Aveiro


http://www.diocese-aveiro.pt/v2/wp-content/uploads/2013/02/noite_no_museu1.jpg
Enquadrado na exposição de arte sacra, vamos realizar uma noite cultural no museu. Esta noite contará com a presença do escritor Gonçalo M. Tavares e a pintora Emília Nadal. Haverá também um momento musical animado por Diogo Alte da Veiga.

ler, é para já!

Ler é para já!
Ler, é para já! é um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional.
Pretende-se motivar para a leitura por prazer e contribuir para criar leitores autónomos, propondo a utilização dos recursos das bibliotecas.
O programa tem como objetivos:
  • motivar para a leitura;
  • incentivar o prazer da leitura;
  • contribuir para desenvolver leitores confiantes e competentes;
  • desenvolver competências necessárias às exigências profissionais do mundo atual;
  • contribuir para o pleno exercício da cidadania.
Uma vez que se dirige a um público específico, os critérios adotados para a seleção das obras devem permitir:
  • a identificação imediata com as obras propostas;
  • a escolha de autores contemporâneos, novidades, best sellers...;
  • a valorização dos interesses e gostos particulares;
  • a seleção de obras acessíveis, preferencialmente de dimensão reduzida e de fácil leitura.
O professor bibliotecário deverá desenvolver um conjunto de ações para fomentar a utilização da biblioteca, tendo sempre em consideração as necessidades sentidas por este público (EFA, CEF, Turma+, Currículos Alternativos e CNO) e a especificidade de cada contexto, procurando as soluções mais adequadas a cada caso.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tese de Doutoramento *

DR MBQC

CANHA, Manuel Bernardo Queiroz (2013). Colaboração em Didática – Utopia, Desencanto e Possibilidade. Aveiro, Edição Policopiada da Universidade de Aveiro, Departamento de Educação.
Resumo
“O presente estudo ocupa-se de uma problemática em Didática – as relações entre investigação científica e o desenvolvimento do campo – e assenta no pressuposto de que essas relações se constroem conjugando o pensamento e a atuação de investigadores, académicos, professores, e formadores de professores, numa ação conjunta conduzida com a participação comprometida das suas instituições profissionais e orientada para o desenvolvimento de todos os intervenientes, da sua área de atividade e, assim, do ensino/aprendizagem e dos alunos. Nesse sentido, o estudo foi concebido no intuito de criar condições propícias ao estreitamento de relações em foco, tendo em vista, simultaneamente, o aprofundamento do conhecimento sobre a problemática. Assumiu, pois, uma finalidade de intervenção no terreno e uma finalidade científica de avaliação da experiência proporcionada por essa intervenção, na expectativa do alargamento da compreensão do objeto em estudo.” […]


(*) Provas Académicas
UA: No Departamento de Ambiente e Ordenamento, 14 de fevereiro, 14h30
Provas do Programa Doutoral em Didática e Formação, de Manuel Canha
As provas de Manuel Bernardo Queiróz Canha, no âmbito do Programa Doutoral em Didática e Formação, decorrem a 14 de fevereiro, a partir das 14h30, no Departamento de Ambiente e Ordenamento. «Colaboração em Didática - Utopia, Desencanto e Possibilidade» é o título da tese a apresentar.
(in http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=33118, consultado em 2013.02.13)

Overview of Information Literacy Resources Worldwide


A UNESCO acaba de nos brindar com mais uma publicação, que reúne os contributos de 42 países e compila os mais importantes recursos sobre Literacia de Informação, acessíveis em diferentes tipos de fontes e línguas. Três estudos em bibliotecas escolares mereceram destaque entre as 12 referências seleccionadas pela Professora Ana Maria Ramalho para este trabalho.

Correntes de Leitura e Escrita na Biblioteca Escolar


As Bibliotecas Escolares do concelho da Póvoa de Varzim reúnem-se, à volta do Correntes d’Escritas, para trocarem experiências e partilharem conhecimentos e projetos, darem a conhecer as suas atividades. São iniciativas que pretendem incentivar os jovens estudantes para a importância da leitura e da escrita, de uma forma mais prática e mais participativa, mais envolvente e direta.
Neste sentido, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, às 14h00, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, as Bibliotecas Escolares irão apresentar os seus projetos:
"(Re)Leituras: aventuras de leitura e escrita" e "Leituras com TICs" -  EB 2/3 de Beiriz;
"Os Escritores da Rocha Peixoto" - Escola Secundária Rocha Peixoto;
"Construindo Leitores" - EB 2/3 de Aver-o-Mar;
"Experiências de leitura e escrita" - Escola Secundária Eça de Queirós;
"Cultivar Talentos" - EB 2/3 Cego do Maio;
"Bolsas de CBEs" - EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves
Às 16h30 terá lugar a Oficina “Os mecanismos da Escrita” por Cristina Norton.
A entrada é livre para Educadores, professores do 1º. Ciclo, professores de Português e professores bibliotecários.
Os Mecanismos da Escrita
Este curso de formação destina-se a professores do primeiro e do segundo ciclo que tenham gosto pela leitura, escrita e trabalho com grupos de crianças e adolescentes onde a imaginação ocupe um lugar importante, e não seja considerada “a louca da casa” como antigamente.
O objetivo é transmitir os conhecimentos, a experiência e os resultados obtidos com o método: “os mecanismos da escrita criativa, uma atividade lúdica”.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Calendário de Exames 2013



Clique aqui para ver

JL 1105 nas bancas!

Capas JL - JL 1105 nas bancas!

DEVEM OS ESCRITORES INTERVIR? Num tempo difícil, perguntamos a 15 autores, de várias gerações e tendências, como vivem a 'crise' e se entendem ter especiais responsabilidades como criadores e cidadãos. As respostas de Hélia Correia, Inês Pedrosa, Lídia Jorge, João de Melo, José Manuel Mendes, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Mário de Carvalho, Nuno Camarneiro, Nuno Júdice, Patrícia Portela, Paulo Moreiras, Pedro Vieira, Rui Zink e Vasco Graça Moura
Ana Paula Laborinho - Instituto Camões, língua portuguesa e cooperação
Ricardo Adolfo, Um português no Japão
Miguel Seabra, Teatro andarilho
Viriato Soromenho Marques, Quioto, rumo à rutura
Afonso Cruz, cronista do JL

Brochura Informativa para o Consumidor – Brincar ao Carnaval em Segurança

Brochura Informativa para o Consumidor  – Natal em Segurança

“Carnaval é sinónimo de fantasia e diversão …”, começa assim a brochura que a DGC publicou alusiva ao Carnaval e à educação do consumidor, no que diz respeito a produtos específicos para esta época.
Com o título “Brincar ao Carnaval em Segurança”, este folheto traz conselhos e orientações sobre produtos específicos para o Carnaval, para que crianças e jovens possam brincar em segurança. As máscaras, as bombas de carnaval, os artigos para disfarces, são alguns temas que se podem aqui encontrar. São mostrados riscos e dadas orientações para os evitar, pelo que é de todo o interesse a sua leitura por crianças e jovens, bem como para os consumidores em geral.
(clique na imagem para mais informação)

(fonte: DGE, http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=538, consultado em 2013.02.06)