AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Calendário IAC 2013


convite
O Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança em parceria com as Edições Pato Lógico (do escritor José Jorge Letria – Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores - e do ilustrador André Letria – várias vezes premiado nacional e internacionalmente – criou um Calendário IAC 2013, o qual, de uma forma simples e útil, pretende promover a Convenção sobre os Direitos da Criança, apresentando-a sumariamente através da “pena” de José Jorge Letria, que escreve os direitos da criança numa versão apelativa, contribuindo, assim, para a sua compreensão junto das crianças portuguesas. As ilustrações são de André Letria e “iluminam” o texto, dando-lhe cor e alegria.
A aquisição do calendário será feita sob a forma de um donativo no valor de cinco euros para o Instituto de Apoio à Criança, ajudando a instituição a prosseguir na sua missão de promoção e defesa dos Direitos das Crianças.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entre-Vistas–Mariana Magueta


MarianaMariana Magueta, tem 17 anos, é da Gafanha do Carmo, frequenta o 12º ano, em Línguas e Humanidades.
A terminar o ensino secundário,  pensa, naturalmente, ingressar no ensino superior “mas a vida não está facilitada para isso – diz a Mariana. Seguir para a universidade está muito condicionado porque, se já agora é necessário muito trabalho para conseguir garantir as despesas, imagine quanto é preciso para o que virá a seguir?!...”
A Mariana até aos recentes aumentos vinha para a escola regularmente em autocarro. Porém, com as medidas de austeridade, o “passe” subiu dos 24 €, aproximadamente, para próximo dos 50€.
“Venho todos dias de bicicleta. Não é mau, até faz bem. Lamento é a falta de alternativa. Isto representa um retrocesso na nossa liberdade na opção. Diminui a nossa qualidade de vida. ”
- E quanto às leituras, Mariana?
“As minhas leituras estão muito enquadradas históricas verídicas, factos da vida, estilos de escrita que acho muito cativante. Porém, o ensino secundário obriga, e bem, claro, à leitura dos clássicos portugueses.
Atualmente leio Saramago, o Memorial do Convento”.
-------
JOSÉ SARAMAGO (2012), Memorial do Convento - Ensino Secundário. Lisboa, Edição/reimpressão.
Memorial do convento
Este estudo de Memorial do Convento pretende ajudar os alunos na sistematização dos aspetos temáticos e formais do romance saramaguiano, ao mesmo tempo que tenta promover um conhecimento mais alargado do universo de produção e divulgação da obra de José Saramago.

(in http://www.wook.pt/ficha/memorial-do-convento-ensino-secundario/a/id/219327, consultado em 2012.11.14)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Semana do Patrono–A obra literária de Dr João Carlos Celestino Gomes


patronoOs alunos, no âmbito da semana do patrono, “passearam” a escola apresentando parte da obra poética do nosso Patrono.leitura1



Vários espaços, comunidade escolar viva, escutaram João Carlos Celestino Gomes; na biblioteca também.

Exposição Neo-realista

Está a patente, até ao dia 22 de novembro, na nossa biblioteca uma exposição sobre escritores neo-realistas.
Esta exposição, do acervo da Biblioteca Municipal de Ílhavo, é composta por posters e livros dos autores Alves Redol, Ilse Losa, Sidónio Muralha e Papiniano Carlos, permite à comunidade escolar o contacto com a obra destes escritores de grande relevo da nossa literatura.

ÍIlhavo Ler + | 12-13


Após o anúncio público do Concurso Nacional de Leitura e do Concurso Ílhavo a Ler+, as provas ao nível da Escola serão organizadas em três fases:
1ª Fase - Anúncio e afixação das regras do concurso, incluindo a lista de obras para leitura e inscrição dos alunos, na Biblioteca da Escola, no mês de Novembro.
2ª Fase - Período de várias semanas em que decorre a leitura e inscrição dos alunos na Biblioteca (até final do 1º período).
3ª Fase - Realização das provas finais entre os concorrentes, no dia 9 de Janeiro de 2013, na Biblioteca ou numa sala da Escola (a data em causa pode sofrer alterações).
  • Correção dos testes e seriação dos concorrentes, até um máximo de três alunos por cada nível de ensino.
  • Afixação da lista dos alunos vencedores.
Esta fase terminará impreterivelmente no dia 11 de Janeiro de 2013.
Obras selecionadas para as provas:
Na 1ª Fase, a nível de Escola, as obras selecionadas são as seguintes:
 
3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
“O romance", de Rita R”, Ana Saldanha
ENSINO SECUNDÁRIO
"A pérola", John Steinbeck

Conhecer a cidade

conhecer a cidade
A promoção de uma consciência crítica e de um conhecimento fundamentado das questões ligadas ao urbanismo e ao património arquitetónico constituem, nos nossos dias, um imperativo da cidadania.
A colaboração e ação transversal das bibliotecas escolares no desenvolvimento das literacias e no acesso ao conhecimento fazem delas um meio privilegiado para a inclusão destes saberes no âmbito educativo.
O projeto Conhecer a cidade resulta de uma parceria entre a Rede de bibliotecas Escolares e a Ordem dos Arquitetos, no intuito de promover a educação pela arquitetura, património, urbanismo e cidadania, junto de um público infantil e juvenil.
Conhecer para intervir de forma crítica nas questões urbanas que marcam o espaço público, procurando informação, debatendo ideias, interagindo com os principais agentes de promoção do espaço urbano.
Na construção destes e de outros saberes encontra-se, necessariamente, a biblioteca escolar, como facilitadora das múltiplas aprendizagens em torno das literacias que compõem o currículo.
A inscrição das escolas/agrupamentos no projeto Conhecer a cidade é realizada através dos Coordenadores Interconcelhios de Bibliotecas Escolares (CIBE). Esta inscrição aciona o processo de colaboração entre as escolas e a Rede de Bibliotecas Escolares e Ordem dos Arquitetos, que prestarão o apoio necessário.
Para o desenvolvimento do projeto são ainda disponibilizados diversos recursos e materiais.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entre-Vistas | LUÍSA ALVES

Foto0014Luísa Alves, Assistente Operacional. Coordenadora da Unidade Operacional de pessoal não docente nos Blocos C.D.E.F.
Leitora de obras que tratem de maneira particular a vida na sua realidade concreta – “histórias baseadas em acontecimentos” , sintetiza.
“Gosto muito da autora italiana que veio agora lançar um novo livro a Portugal, Sveva Casati Modignani, mas, na verdade, as minhas preferências de leitura vão para Nicholas Sparks”.
O autor norte-americano do Nebraska “talvez pela sua própria experiência de vida – sublinha a Dª Luísa – tem uma forma de abordar a escrita que me deixa muito fascinada. Lê-se muito bem”
Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. O seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, porém, teria de abdicar devido a um grave acidente. Assim, começou a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica.
A Dª Luísa, pela aliciação que o autor exerce com as suas obras, “até tenho ideia que já li os seus livros todos. Mas destaco As Palavras que Nunca Te Direi”.
______________
Nicholas Sparks (2204), As palavras que nunca te direi. Lisboa, Editorial Presença. | Quota: 82-3. SPA. PAL
Poderá vê-lo também no cinema com as interpretações de Kevin Costner, Paul Newman e Robin Wright Penn. Do mesmo autor de O Diário da Nossa Paixão, um livro que é já um êxito comercial nos EUA e em muitos outros países. Uma poética mensagem de amor na origem de um encontro arrebatador entre um homem e uma mulher cujos afectos já há muito se encontravam adormecidos.