AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Comunidade de Leitores de Banda Desenhada

Comunidade de Leitores de Banda Desenhada por Sara Figueiredo Costa

Em parceria com a Biblioteca Municipal de Ílhavo, a tua Biblioteca vai criar uma comunidade de leitores de Banda Desenhada.

Esta actividade destina-se a alunos do ensino secundário e irá decorrer durante o mês de janeiro de 2010. Para participares só tens de te inscrever na tua Biblioteca.

São objectivos: desfazer os equívocos e preconceitos associados à banda desenhada, explorando os mecanismos da sua linguagem através de leituras que mostram a sua riqueza expressiva e as especificidades inerentes a uma arte com 'regras' próprias; experienciar a leitura da banda desenhada como uma leitura que recorre a diferentes níveis (gráfico, textual, narrativo), proporcionando momentos de reflexão sobre o mundo e de identificação com experiências individuais.

Calendarização: quartas-feiras (15h00-17h00) do mês de Janeiro (6, 13, 20 e 27) de 2010.

Alguns dos livros...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Concurso Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura em colaboração com as Bibliotecas Municipais, com o Instituto Português do Livro e a RTP promove um Concurso Nacional de Leitura dirigido a alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário.

A tua Biblioteca associou-se a este projecto e abriu inscrições para os alunos interessados em participar.

As inscrições decorrem até ao dia 4 de Janeiro de 2010, na Biblioteca.

Das 2 obras apresentadas, seleccione apenas uma.

1ª FASE
Prova a realizar no dia 8 de Janeiro de 2010 pelas 14h15

Obras escolhidas

3º Ciclo – ENSINO BÁSICO
- História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda
- O rapaz do pijama às riscas, John Boyne

ENSINO SECUNDÁRIO
- Génios do mundo - Marie Curie, Margarida Fonseca Santos
- O triunfo dos porcos, George Orwell

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1948, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Clique em:
para a Declaração Universal dos Direitos Humanos http://www.youtube.com/watch?v=cs5-rbwUGQQ

para o Dia Internacional dos Direitos Humanos http://www.youtube.com/watch?v=kqiUMh4YozA&NR=1

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Novidades

Título: A cabana
Autor: WM. PAUL YOUNG

E se Deus marcasse um encontro consigo?
As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada.Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre.

Título: Caim
Autor: José Saramago

Quem diabo é este Deus que, para enaltecer Abel, despreza Caim?
Se em O Evangelho Segundo Cristo José Saramago nos deu a sua visão do Novo Testamento, em Caim regressa aos primeiros livros da Bíblia. Num itinerário heterodoxo, percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha pela mão dos principais protagonistas do Antigo Testamento, imprimindo ao texto o humor refinado que caracteriza a sua obra. Caim revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura.

Título: O símbolo perdido
Autor: Dan Brown

Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros. Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos. Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página. O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…

Título: A sombra do que fomos
Autor: Luis Sepúlveda

Luis Sepúlveda regressa ao romance com uma grande homenagem ao idealismo dos perdedores.Num velho armazém de um bairro popular de Santiago do Chile, três sexagenários esperam impacientes pela chegada de um quarto homem. Cacho Salinas, Lolo Garmendia e Lucho Arencibia, antigos militantes de esquerda derrotados pelo golpe de estado de Pinochet e condenados ao exílio, voltam a reunir-se trinta e cinco anos depois, convocados por Pedro Nolasco, um antigo camarada sob cujas ordens vão executar uma arrojada acção revolucionária. Mas quando Nolasco se dirige para o local do encontro é vítima de um golpe cego do destino e morre atingido por um gira-discos que insolitamente é lançado por uma janela, na sequência de uma desavença conjugal...
Prémio Primavera de Romance 2009, A Sombra do que Fomos é um virtuoso exercício literário posto ao serviço de uma história carregada de memórias do exílio, de sonhos desfeitos e de ideais destruídos.