AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

sexta-feira, 7 de março de 2008

A Escritora Sandra Pinto esteve na nossa Escola


A Nossa Biblioteca, no âmbito da Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 3 e 7 de Março, recebeu a Escritora Sandra Pinto. A Escritora de Póvoa de Varzim tem já várias obras publicadas: “A MINHA VIDA ESTÁ DE PERNAS PARA O AR”, “AGORA JÁ TENHO NAMORADO MAS...” e “APAIXONO-ME SEMPRE PELO RAPAZ ERRADO!” todos da Colecção: Clube das Amigas, estes três para adolescentes; e “PROMESSA DE UMA VIDA A DOIS”, este para adultos, todos da Editorial Presença.

De referir que algumas das obras da Escritora levam o selo do Plano Nacional da Leitura.

Neste encontro, os alunos tiveram a oportunidade de confrontarem um escritor com todas as suas dúvidas.

Muitas foram as questões colocadas pelos alunos. Estes perguntaram à Escritora se ela vivia apenas da venda dos seus livros, à qual a Escritora respondeu que um dia ambicionava que isso acontecesse, mas que actualmente ainda não o podia fazer. A Escritora Sandra Pinto é licenciada em Comunicação Social e exerce a sua actividade profissional nessa área no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Confrontada pelos alunos sobre quais são as suas fontes de inspiração, a autora afirmou que vai buscar inspiração para a elaboração dos seus livros às suas vivências pessoais e nas pessoas que a rodeiam. Para isso anda sempre com um bloco de apontamentos onde vai fazendo pequenas anotações e só escreve quando tem tempo para isso. Por exemplo, numa das suas últimas obras literárias, ela só escrevia quando a sua filha dormia, pois só nessas alturas tinha tempo para o fazer. A autora tinha acabado de ser mãe.

Questionada por que todas as suas obras tinham um final feliz, a escritora respondeu que é uma optimista por natureza, determinada e sonhadora que acredita sempre na “luz ao fundo do túnel” e que não se imagina a escrever uma história com um final que não seja feliz.

Quando lhe perguntaram o que mais gosta de fazer para além de estar com a família e os amigos, a autora respondeu de ler e escrever, sem dúvida. Que esses eram os seus dois vícios diários.

A Escritora cativou e encantou todos os presentes com a sua maneira expressiva e a simplicidade com que respondeu a todas as questões colocadas.
No final do encontro, decorreu uma sessão de autógrafos, onde a Escritora autografou os livros dos alunos que assim o desejaram.